5 dicas certeiras para você melhorar na corrida
Será que existe um jeito certo de correr? Essa é uma dúvida comum, e uma pergunta muito interessante para quem busca mais desempenho e uma corrida longe de lesões.
A corrida, apesar de ser um esporte simples, pode gerar diversas dúvidas como essa – muitas vezes pela falta de boas informações e orientações sobre o esporte. Mas calma! Você está no lugar certo.
Para esclarecer: quando falamos aqui sobre “melhores formas de correr”, nos referimos a como seu corpo se comporta durante a atividade. Por exemplo: a sua postura, a forma como seu pé toca o chão, como seus braços e pernas se movimentam, etc. Detalhes simples de entender, e que, uma vez aprimorados, farão uma incrível diferença no seu desempenho e saúde ao correr.
E vale lembrar: a corrida perfeita é uma busca, não um ponto final.
Antes de entrarmos nas dicas, você precisa entender que não há um caminho único, ou uma receita de bolo idêntica a ser seguida por todo corredor para melhorar sua forma de correr. “Corrida é percepção.” Essa é uma definição que o nosso head coach Andrei Achcar faz questão de sempre frisar:
A Corrida Perfeita é uma busca, não um ponto final. Existem sim padrões de postura e movimento comprovadamente mais eficientes. Porém, é importante cada um perceber o que sua corrida tem gerado em relação a dores, histórico de lesões, desempenho, dificuldade, etc. A partir disso, é interessante cada um identificar o que pode ser melhorado com base nos padrões que recomendamos.
Dito isso, quando a gente fala em “corrida correta”, vamos entender que estamos falando de “formas mais eficientes de correr”. É importante esclarecer isso, pois não gostamos de falar que algo está certo ou errado. No caso, existem apenas ações e consequências em relação à maneira como corremos.
Dito isso, vamos às 5 dicas prometidas sobre as melhores formas de correr, que selecionamos para você aplicar já na sua corrida.
Cabe dizer que todas as 5 dicas mostradas a seguir possuem algum tipo de relação entre elas. A corrida é isso, um todo, e não apenas um ponto isolado. Ao buscar alterar apenas uma característica na sua forma de correr, outras partes sofrerão algum tipo de impacto.
Portanto, procure observar sua corrida de forma ampla, analisando em conjunto todos os pontos que vamos tratar aqui. Não se prenda a apenas um dos aspectos, mesmo que você acredite que os outros movimentos ou posturas sejam bem executados por você.
Dica #1 – Posicione melhor o quadril
Uma corrida eficiente e “correta” começa pela posição do quadril. Isso ocorre porque todos os movimentos se iniciam exatamente pela maneira como ele é posicionado ou acionado. Gostamos de destacar que o quadril é o cérebro do movimento na corrida.
Para entender como melhorar a posição do quadril na corrida clique aqui.
Dica #2 – Aprimore a entrada do pé no solo
Esse ponto não diz respeito às famosas pisadas neutra, pronada ou supinada, mas sim à maneira como seu pé inicia o apoio no solo a cada passo. Grande parte dos corredores amadores, e até alguns profissionais, costumam iniciar o apoio no solo com o calcanhar, ou com o chamado retro-pé.
Clique aqui para entender como aprimorar a entrada do seu pé no solo.
Dica #3 – Use os melhores músculos para fazer força
Nós geramos o deslocamento na corrida a partir da aplicação da força contra o solo. Essa força aplicada é que gera nossa impulsão à frente. A aplicação dessa força se dá pelo uso de algumas estruturas musculares. E esse uso pode ocorrer de diversas formas, a depender de cada indivíduo.
Para entender como otimizar a aplicação de força na sua corrida clique aqui.
Dica #4 – Atenção ao movimento dos braços
Você sabia que determinada maneira de movimentar os braços na corrida, além de fazer você gastar mais energia (sem necessidade), pode gerar problemas no tornozelo, no joelho e até mesmo no quadril? Pois é! É o caso de quem corre cruzando os braços muito à frente do corpo.
Clique aqui para entender como o movimento dos seus braços impacta na corrida.
Dica #5 – Ajuste sua postura do tronco
Antes de falar de postura na corrida, temos que lembrar que a sua postura durante a atividade física, em boa parte, pode ser resultado da sua postura no dia-a-dia. Por exemplo: se você passa horas numa posição ruim no seu trabalho, é provável que você leve esse padrão para o resto do seu dia, inclusive na hora de praticar a corrida.
Você costuma curvar a coluna e pescoço para baixo ao mexer no celular? Ou se senta na cadeira com o quadril “escorregando” para frente?
Pois é! É importante você entender que esses vícios posturais serão levados para a sua corrida.
Falando agora da sua postura ao correr, recomendamos basicamente que você evite duas condutas:
- Evite jogar o tronco excessivamente para trás (correr com o peito estufado em excesso)
- Evite inclinar o tronco exageradamente à frente, como se estivesse caindo, com aquela postura de “corcunda” mesmo. (essa que está relacionada às posturas ruins do seu dia-a-dia)
Ambos os padrões geram um tipo de sobrecarga negativa em relação à força da gravidade, representada pela linha vermelha. No caso do corredor que se joga muito para trás, o peso da cabeça fica lá atrás também, sendo que o movimento que ele quer fazer é outro: é o de ir para a frente.
O mesmo desequilíbrio acontece com o corredor que inclina o tronco todo para a frente. Não tanto pelo tronco em si, mas pelo quadril que acaba ficando para trás, igualmente para trás do centro de gravidade.
Por isso, é interessante você desenvolver uma postura com o tronco reto e bem alinhado. E com o quadril encaixado, nem muito para trás, nem jogado para frente, mas alinhado com o resto do corpo.
A partir desse entendimento, procure manter uma leve inclinação do seu corpo à frente, de maneira uniforme, aproveitando a atuação da gravidade a favor da sua corrida. Pense no seu corpo como uma tábua única e reta, e incline ele a frente, sem quebrar o quadril.
Dicas anotadas?
E para que essa adaptação aconteça de verdade, sem lesões e o mais rápido possível, a recomendação é que você inclua na sua rotina exercícios técnicos e educativos.
Esses treinos compreendem exercícios de força específicos para a corrida, que recrutam e fortalecem as estruturas que você vai usar para correr de uma forma mais eficiente.
Se o seu foco enquanto atividade física é a corrida, não saia por aí fazendo qualquer tipo de exercício de fortalecimento, acreditando que está ficando com uma ótima estrutura corporal para correr.
No Clube Corrida Perfeita, além do treinamento personalizado para os seus objetivos, você também tem acesso a séries de exercícios de fortalecimento e mobilidade específicos para a corrida. Para acessar é só baixar o app Corrida Perfeita, que está disponível para Android e iPhone.