Como melhorar a posição do quadril na corrida

O quadril desempenha um papel crucial na biomecânica da corrida, sendo um dos principais responsáveis pela geração de força e estabilidade durante o movimento. O posicionamento adequado do quadril não só otimiza o desempenho do corredor, como também é fundamental para a prevenção de lesões. 

Mas atenção! Procure observar sua corrida de forma completa, com todos os aspectos em equilíbrio, afinal, ao buscar aprimorar, e de certa forma alterar uma característica técnica isoladamente, naturalmente as outras sofrerão algum impacto.

Voltando ao quadril… por aqui, consideramos ele o cérebro do movimento na corrida.

Dependendo da maneira como ele está posicionado, você acaba gerando impacto negativo em várias outras partes, como a entrada do seu pé no solo, o que também aumenta a possibilidade de lesões.

Temos como o usual e menos eficiente, o corredor que corre com a retroversão de quadril (corrida “sentada”), ao invés de correr com anteversão (quadril bem alinhado, firme e gerando menos desgaste nos músculos e articulações). Veja a diferença entre estes dois posicionamentos na figura ao lado.

Ao correr com retroversão do quadril (imagem da esquerda), aumenta-se o risco de desenvolvermos lesões como:

  • Tendinite patelar
  • Condromalácia patelar
  • Bursite no quadril
  • Canelite e problemas no tornozelo (associada a entrada do pé no solo, que é modificada pela posição do quadril)

O risco de desenvolver dores e lesões aumenta porque a sobrecarga em seus músculos, ossos e articulações é muito maior correndo com o quadril posicionado em retroversão.

Nesse caso, para se movimentar você não aproveita a força da gravidade e acaba por gerar um movimento de frenagem e de alto impacto ao seu corpo.

Ficou claro o impacto gerado por correr com o quadril mal posicionado?

Então, o ideal é que busquemos correr em pé (anteversão) e não sentados. E para isso se consolidar, invista em treinos de fortalecimento adequados, principalmente os que trabalham a musculatura posterior (de trás) da coxa, glúteos e core (lombar e abdômen).

Invista também em exercícios educativos de corrida que promovem a melhora do posicionamento do quadril.

Se precisar de ajuda com isso, o Clube Corrida Perfeita oferece séries completas de exercícios de fortalecimento específicos e também educativos, separadas por níveis, para você fazer de onde quiser por meio de vídeos totalmente didáticos e bem explicados (e ainda com ajuda do nosso head coach Andrei Achcar!).

Para acessar é só baixar o app Corrida Perfeita, que está disponível para Android e iPhone. Inicie sua jornada conosco hoje mesmo e vamos juntos, lado a lado, rumo à sua Corrida Perfeita. Bons treinos!