Entenda por que seu relógio não funciona corretamente na esteira

É provável que você já tenha se perguntando por que o seu relógio não funciona corretamente na esteira. Você também deve ter percebido que a distância final mostrada em seu relógio quase nunca corresponde a distância exibida na esteira, certo?!

Fique tranquilo, essa divergência não acontece só com você. Vamos te explicar o que acontece:

Ao correr ou caminhar ao ar livre, com o GPS ativado, o relógio rastreia seus movimentos via satélite. Quando você faz isso na esteira, com o GPS desativado, o relógio tenta estimar sua velocidade e distância através do movimento do seu braço, usando uma ferramenta chamada acelerômetro.

Esse acelerômetro nada mais é do que um sensor, que detecta a inclinação do aparelho, ou seja, do movimento do seu braço. É o mesmo sensor que faz o seu celular girar a tela dependendo da posição que ele está.

No seu relógio, a função do acelerômetro é calcular algumas métricas de corrida, como: cadência, oscilação vertical, tempo de contato com o solo e outros e, com isso, gerar dados de distância e velocidade.

Ou seja, se você selecionar a atividade “corrida em ambiente interno” no seu relógio e permanecer sentado no sofá, mas balançando os braços no mesmo movimento da corrida, o relógio vai entender que você está se movimentando. E quanto mais rápido você mover os braços, menor será o pace estimado. Testa aí e me fala.

Agora vamos voltar para a esteira. A lógica é a mesma.

Quanto mais rápido você mover seus braços, mais o relógio vai estimar uma velocidade rápida e, consequentemente, um pace mais baixo. O mesmo para o oposto. Se você mover pouco o braço, o relógio vai entender que sua velocidade é menor do que a real e, logo, estimar um pace mais alto.

Tudo depende do seu padrão de movimento, por isso essas divergências são bem particulares de pessoa para pessoa, e não seguem um padrão.

Outro ponto que também influencia na estimativa de velocidade na esteira é quantas vezes você olha para a tela do relógio durante o treino ou não. Quando fazemos isso, diminuímos e muito a frequência do movimento do braço, quando não paramos total.

Dessa forma, o relógio entende que você freou e parou ou diminuiu muito a velocidade, e aumenta seu pace novamente. Então, quanto menos você olhar para a tela do seu relógio durante um treino na esteira, mais precisão você vai ter.

Curioso né? 

Quer mais dicas de funcionalidades e de como extrair o máximo desempenho do seu relógio Garmin? Elaboramos um e-book com as principais funcionalidades dos relógios no quesito saúde e corrida. E a melhor parte: é totalmente gratuito!