Entrada do pé no solo durante a corrida: como melhorar
A forma como o pé entra em contato com o solo durante a corrida pode influenciar diretamente a eficiência, a velocidade e a prevenção de lesões. A técnica de aterrissagem do pé, também conhecida como “entrada do pé no solo”, é um dos aspectos mais importantes para corredores de todos os níveis.
Esse aspecto não diz respeito às famosas pisadas neutra, pronada ou supinada, mas sim à maneira como seu pé inicia o apoio no solo a cada passo. A maioria dos corredores amadores e até alguns profissionais, costumam iniciar o apoio com o calcanhar, ou o chamado retro-pé.
Eles estão errados? Não. Eles estão deixando de correr com um bom desempenho? Também não. Mas, talvez poderia ser melhor.
Apoiando o pé primeiro com o retro-pé, é provável que eles estejam iniciando o contato do pé com o solo muito a frente do corpo, o que gera um impacto negativo, aumenta o risco de lesões e gasta mais energia (exige-se fazer mais força para correr).
Ao contrário, correndo apoiando primeiro o ante-pé, ou mais especificamente o médio-pé, naturalmente a entrada do pé no solo passa a ocorrer mais abaixo do corpo. Assim, ele absorve muito melhor o impacto e melhor aproveita a força a favor do deslocamento.
A entrada do pé mais à frente do corpo gera um movimento de frenagem e uma aterrissagem de alto impacto a diversas partes dos membros inferiores (canela, lateral do joelho, banda iliotibial, tornozelo, etc.).
Assim, todas essas regiões ficam muito propensas a sofrerem com problemas de dores e lesões.
Uma das principais lesões relacionadas à entrada do pé muito à frente do corpo é a famosa canelite. Ela ocorre principalmente em corredores iniciantes, que costumam correr dessa forma por terem baixa consciência corporal e uma postura pouco adequada na corrida.
Por vezes, a dor na canela pode sumir com o tempo, porque o corpo acaba se adaptando. Entretanto, o alto impacto à região da canela e às outras articulações continua existindo e causando danos a longo prazo.
Veja nas imagens a diferença entre a entrada inicial no solo à frente do corpo, com retro-pé (calcanhar), e mais abaixo ele, de ante-pé. Percebeu a diferença?
Se faz sentido para você essa mudança, crie consciência sobre como seu pé está iniciando o contato no solo durante a corrida e converse com seu treinador ou um profissional para investir em treinos educativos que contribuem para isso.
No Programa Corrida Perfeita, todas as séries de educativos possuem exercícios que fazem com que sua entrada do pé seja ajustada. Para acessar é só baixar o app Corrida Perfeita, que está disponível para Android e iPhone. Inicie sua jornada conosco hoje mesmo e vamos juntos, lado a lado, rumo à sua Corrida Perfeita.