O movimento dos braços na corrida

Você já imaginou como o posicionamento e o movimento dos braços podem influenciar na sua corrida? O movimento dos braços na corrida é muitas vezes subestimado, mas desempenha um papel crucial na eficiência e velocidade do corredor.

Físicamente falando, para que o deslocamento de um corpo aconteça da melhor maneira possível, toda energia deve estar voltada para a mesma direção. E, corrida é movimento, então, você deve direcionar sua energia para o sentido que deseja se mover, ou seja, para frente.

Os braços ajudam a manter o equilíbrio e a propulsão durante a corrida. Um movimento coordenado dos braços e pernas resulta em um ritmo mais eficiente e num menor desperdício de energia. 

Pense no movimento da corrida. Braços e pernas devem trabalhar de maneira coordenada para que haja um equilíbrio do tronco, caso contrário, com a energia gerada pelo movimento das pernas e os braços descoordenados, o tronco giraria, dissipando energia para a direção errada.

Entenda melhor como posicionar os braços na corrida no vídeo abaixo:

Anotou as principais dicas?

1. Ângulo dos cotovelos: mantenha os cotovelos em um ângulo de 90 graus. Isso ajuda a evitar tensão nos ombros e permite um movimento mais fluido.

2. Movimento para frente e para trás: os braços devem se mover para frente e para trás, não cruzando a linha média do corpo. Isso evita movimentos laterais desnecessários que podem causar desperdício de energia.

3. Relaxamento: mantenha as mãos e os ombros relaxados, tensão nessas áreas pode levar à fadiga prematura.

4. Ritmo: sincronize o movimento dos braços com a passada das pernas, isso ajuda a manter um ritmo constante e eficiente.

E uma última dica..

Incorpore exercícios específicos no seu treino para melhorar a técnica dos braços. Na assessoria do Corrida Perfeita a gente te ajuda a se preparar de forma específica para a corrida! No nosso método, além dos exercícios de fortalecimento, você também terá acesso a exercícios educativos de corrida, para melhorar a sua técnica de corrida, trazendo mais conforto, desempenho e menor risco de lesões.

Clique aqui e saiba mais sobre os treinos do Clube Corrida Perfeita.