5 dicas para correr no calor

Explicamos aqui, de forma resumida, os fatores associados ao calor e às altas temperaturas. E como tudo isso influencia a sua corrida.

O que acontece no corpo?

Ao correr no calor, o corpo trabalha mais para manter a homeostase (equilíbrio térmico).

O corpo produz suor para equilibrar a temperatura corporal e isso demanda muita energia!

Embora o corpo vá se adaptando e ganhando resistência ao calor, é muito importante tomar alguns cuidados ao correr em dias quentes.  Confira 5 dicas a seguir

#01

AJUSTE OS HORÁRIOS DOS TREINOS Dê preferência aos horários mais frescos, no início ou final do dia.

#02

AJUSTE A INTENSIDADE DOS TREINOS Nos dias mais quentes, prefira realizar treinos em intensidade moderada, de preferência mais curtos.

Desapegue da performance! Tenha em mente a possível queda de rendimento no calor. Estima-se que o clima quente desacelere o seu ritmo em até 3% a cada aumento de 10°C.

#03

AJUSTE A ALIMENTAÇÃO Antes dos treinos, o ideal é ingerir alimentos leves, de fácil digestão. Correr em jejum, sem adaptação, não é boa ideia. Pode causar queda glicêmica!

#04

AJUSTE A HIDRATAÇÃO Tenha uma boa e constante hidratação. Subdivida sua hidratação em porções a cada 10 ou 20 minutos, para evitar estômago cheio.

Vá além da água! Hidratar só com água pode causar desequilíbrio osmolar em dias quentes, pois o corpo perde sal no suor. Bebidas isotônicas podem ajudar.

#05

AJUSTE A PROTEÇÃO SOLAR Roupas leves e claras permitem que o corpo transpire e resfrie mais rápido. Use viseira/boné/óculos de sol e um bom filtro solar, acima de 20 FPS.