Exemplo: O corredor iniciante sofre para completar 5km, e isso representa, grande gasto de energia e grande queima de gordura. Tudo isso continua acontecendo após a atividade, pois o corpo gasta energia para se recuperar.
Quem faz isso corre um grande risco de se machucar. Além disso, treinar forte e com sofrimento o tempo todo gera insatisfação e um alto índice de desistência... Por isso o caminho mais seguro é correr com prazer!
O segredo é revezar, ao longo de cada semana, os treinos que envolvem mais a alta intensidade (treinos difíceis), com os treinos mais tranquilos, com doses leves ou moderadas de intensidade.
Para o treino funcionar é importante você aplicar a SUA percepção de dificuldade, independente da velocidade e distância que conseguir atingir em cada etapa dos treinos.
Detalhe importante: você precisa entender que não existem velocidades ou distâncias de treinos específicas que ajudam a emagrecer mais, ou menos.
Não deixe o corpo se acostumar com o mesmo tipo de treino, e assim parar de queimar gordura... Ofereça estímulos variados não só na intensidade, como também no tempo de atividade, no ambiente/terreno, subidas, descidas etc.