Como Correr Para Emagrecer Segredos que você precisa saber para alcançar resultados rápidos e duradouros com a corrida.

Há pessoas que emagrecem utilizando a corrida e há pessoas que correm horas e não emagrecem nada. E a razão é simples: emagrecer é uma questão de estratégia. E isso pode incluir ou não a corrida.

Primeira verdade que você precisa saber: A corrida, em si, não emagrece ninguém!

Usar a corrida em sua estratégia de emagrecimento é uma excelente opção! Porque correr é uma atividade acessível, simples, prazerosa e eficiente.

Mas...

Não deixe de buscar orientações para descobrir como ter uma boa alimentação, sem abrir mão do prazer de comer. O segredo é o equilíbrio, e um nutricionista pode te ajudar!

FATO: Sem cuidar do que você come, o desafio de emagrecer com a corrida é muito maior!

Correr gasta energia, e o corpo necessita de uma fonte desse “combustível”, para funcionar. Essa energia pode ser a gordura.

Como ocorre a queima de gordura na corrida

Exemplo: O corredor iniciante sofre para completar 5km, e isso representa, grande gasto de energia e grande queima de gordura. Tudo isso continua acontecendo após a atividade, pois o corpo gasta energia para se recuperar.

Um detalhe importante: O seu corpo queima gordura em dois momentos: durante e após a atividade.

O problema é que, com o tempo, aqueles 5 km passam a ser mais fáceis, pois o nosso condicionamento melhora... Isso é sinal de que o corpo está procurando se adaptar aos estímulos da atividade, para POUPAR energia!

Até aí tudo ótimo... Mas....

Quem quer emagrecer não quer poupar energia, mas sim o contrário, que é dispender o máximo da energia acumulada em forma de gordura!

Só que...

à medida que o corpo cria condicionamento físico para uma atividade que antes era difícil, ele passa a gastar pouca energia durante a atividade e pouquíssima (ou até nenhuma) energia para se recuperar após o treino, pois ele foi mais fácil...

Ou seja...

É por isso que, depois de certo tempo, muita gente emagrece lentamente ou até mesmo para de emagrecer com a corrida!

Você pode driblar isso com estratégias alimentares e/ou com estratégias de treinos variados. (Aqui falaremos somente da estratégia de treino, que é a nossa especialidade)

Como resolver isso?

Para gastar sempre uma boa quantidade de energia, e logo, queimar mais gordura, você precisa sempre exigir esforços mais intensos do seu corpo. Ou seja, você precisa fazer treinos de corrida com alta intensidade.

Quem faz isso corre um grande risco de se machucar. Além disso, treinar forte e com sofrimento o tempo todo gera insatisfação e um alto índice de desistência... Por isso o caminho mais seguro é correr com prazer!

Então o segredo é fazer treinos intensos todos os dias? NÃO!

O segredo é revezar, ao longo de cada semana, os treinos que envolvem mais a alta intensidade (treinos difíceis), com os treinos mais tranquilos, com doses leves ou moderadas de intensidade.

Como treinar corrida de forma prazerosa?

Para o treino funcionar é importante você aplicar a SUA percepção de dificuldade, independente da velocidade e distância que conseguir atingir em cada etapa dos treinos.

Detalhe importante: você precisa entender que não existem velocidades ou distâncias de treinos específicas que ajudam a emagrecer mais, ou menos.

Não deixe o corpo se acostumar com o mesmo tipo de treino, e assim parar de queimar gordura... Ofereça estímulos variados não só na intensidade, como também no tempo de atividade, no ambiente/terreno, subidas, descidas etc.

#FICADICA