Como lidar com a ansiedade usando a corrida

Entenda como a ansiedade e a corrida se relacionam, com duas dicas práticas para controlar a ansiedade ao correr.

Duas situações comuns

Na primeira, a corrida ajuda a controlar a ansiedade e as emoções. Já na segunda, ela passa a gerar ansiedade, na busca por desempenho.

Será que tem um jeito de equilibrar tudo isso e utilizar a corrida como um meio de obter mais mais saúde emocional?

Nossa aposta é que sim!

Antes de seguir a leitura, lembre-se que a ansiedade pode ser um problema mais complexo do que vamos retratar aqui. Procure um psicólogo para analisar seu caso.

Correr faz bem! (Isso é científico)

Correr faz o organismo produzir serotonina e endorfina, que são substâncias neurotransmissoras ligadas à sensação de bem-estar.

Mas... e quando a corrida passa a GERAR ansiedade?

Um número cada vez maior de corredores tem relatado que a corrida passou a lhes fazer mal, aumentando a ansiedade, na busca por performance.

Ironicamente, o principal problema é que a ansiedade é justamente a responsável por boicotar o seu desempenho na corrida!

Sem equilíbrio emocional, o corpo pode sofrer baixas no sistema imunológico, desordem intestinal, palpitações, descontrole respiratório, enjoos, cãibras, taquicardia etc...

Analise a causa-raiz da ansiedade!

De onde vem toda a sua auto-cobrança? Inseguranças, traumas, vaidade, redes sociais...

Mas lembre-se que a ansiedade ao correr também é algo natural!

A ansiedade é um processo instintivo, importante para que a gente tenha a capacidade de ficar em “alerta” e, no caso, ligada ao desejo de evoluir na corrida.

O mais importante é administrar a emoção para ela não prejudicar coisas como o descanso e a alimentação, por exemplo, que serão essenciais para você alcançar suas metas!

Separamos duas dicas para te ajudar a controlar a ansiedade na corrida...

Dica 01: Adote um estilo de vida saudável

Alimentação, hidratação, treino e descanso são essenciais. Reserve um tempo para relaxar a mente. Atividades como Ioga e meditação podem ajudar!

Dica 02: Treine!

Treinos variados e planejados promovem maior sensação de serenidade e autocontrole na prova. Você ganha consciência corporal e confiança.

Importante:

Não basta treinar a parte cardiorrespiratória da corrida com os treinos longos, intervalados, etc. Invista em treinos de força e técnica também!

Treinando o corpo como um todo, você sente muito menos os impactos da corrida e você passa a correr com mais conforto e prazer, longe das lesões.