Dor na panturrilha ao correr?

Melhore a aplicação da força contra o solo!

O deslocamento na corrida é gerado a partir da aplicação de uma força contra o solo. Essa força aplicada é que gera a impulsão do corpo à frente.

A aplicação dessa força se dá pelo uso de algumas estruturas musculares. E esse uso pode ocorrer de diversas formas, a depender de cada indivíduo...

Mas há também maior probabilidade de dor e lesão, dependendo de como a força é aplicada!

Um exemplo disso são as dores e lesões na panturrilha e no calcanhar. Bora entender o que acontece? Veja a seguir.

Em velocidades mais lentas, é interessante você fazer mais força com as estruturas musculares maiores (musculatura que envolve o quadril e coxa, por exemplo), poupando a panturrilha, que é um músculo bem pequeno e que tem maior dificuldade para gerar impulsão.

Deixe para utilizar a panturrilha em momentos específicos: tiros, corridas muito rápidas, sprints. Ou seja: situações onde você está dando tudo de si para atingir um determinado objetivo.

Percebeu melhor com o vídeo?

Saiba que um trabalho de fortalecimento específico para corrida é muito importante para a melhor aplicação da força ao correr.

#FICADICA

Além de fortalecer a panturrilha, é importante ativar as musculaturas das coxas e glúteos, para que seu quadril trabalhe melhor o movimento e aplique a força que ele tem capacidade de aplicar. Exercícios de agachamento são excelentes para isso!

Curtiu as dicas?

Tem muito mais na nossa assessoria!