PASSA A GERAR ANSIEDADE?...

E quando a corrida, em vez de ajudar,

Na contramão dos muitos benefícios de saúde física e mental da corrida, existe um movimento preocupante... Um número cada vez maior de corredores tem relatado que a corrida passou a aumentar a ansiedade por resultado e performance!

Ironicamente, o principal problema é que a ansiedade é justamente a responsável por boicotar o bom desempenho na corrida...

Sem equilíbrio emocional nas situações de pressão, seja num treino mais forte ou numa prova, o seu corpo pode sofrer com respostas como: baixa imunológica, desordem intestinal, palpitações, descontrole respiratório, enjoos, caibras, taquicardia...

Quando os sintomas aparecem, é interessante você tentar analisar a causa-raiz da ansiedade e se perguntar:

- De onde vem essa autocobrança?

- Será que está ligada a um fato ou trauma do passado?

- Será que é uma angústia produzida por vaidade?

- Será que as redes sociais podem estar te afetando?...

A causa-raiz da sua ansiedade merece ser investigada! E esse nível de diagnóstico só será possível atingir com o auxílio de um profissional especializado, como um psicólogo por exemplo.

Saiba que a ansiedade é apenas uma alteração de humor NATURAL do ser humano. É um processo instintivo, importante para que a gente tenha a capacidade de ficar em “alerta” para o perigo e, inclusive é algo importante para a evolução da corrida!

A questão é administrar a emoção para que a ansiedade não prejudique coisas como o descanso e a alimentação, por exemplo, que serão essenciais justamente para você alcançar suas metas de corrida!

Duas atitudes importantes para controlar a ansiedade na corrida:

1: Adote um estilo de vida o saudável (sono, alimentação, hidratação, controle de stress etc)

2: Treine pelo seu bem-estar, livre de comparações! (Se for preciso, dê um tempo das redes sociais)