Entrada do pé no solo:

por que você deveria estar atento a isso na corrida?

Primeiramente, vamos esclarecer:

Esse ponto não diz respeito às famosas pisadas neutra, pronada ou supinada, mas sim à maneira como seu pé inicia o apoio no solo a cada passo.

Grande parte dos corredores amadores, e até alguns profissionais, costumam iniciar o apoio no solo com o calcanhar, ou com o chamado retropé.

Eles estão errados? Não! Não têm bom desempenho? Também não! (talvez poderiam estar melhores)

Porém... Apoiando primeiro com o retropé , é provável que eles estejam iniciando o contato com o solo muito à frente do corpo. E isso gera um impacto negativo, aumenta o risco de lesões e consome mais energia (exige mais força para correr).

Deslocando primeiro o seu corpo a frente, naturalmente a entrada no solo passa a ocorrer mais abaixo dele e com o apoio inicial com a parte mais na frente do pé, ou mediopé.

Por que isso é interessante? A entrada com o mediopé alinhada ao corpo absorve muito melhor o impacto e melhor aproveita a força em favor do deslocamento!

Veja a diferença entre a entrada inicial no solo à frente do corpo, com retropé (calcanhar), e ao lado, com o mediopé.

Percebeu a diferença? Viu como sua corrida pode fluir com mais leveza com o pé caindo mais abaixo do seu corpo? Bora colocar esse conhecimento em prática?

E não se esqueça! Com o treinamento certo, você pode ir muito além do que imagina nas suas corridas!

Conte com a nossa assessoria!