O mito do tênis de corrida muito macio...

Será que isso é bom ou ruim?

Com tantas marcas e modelos de tênis de corrida disponíveis no mercado, a confusão pode ser bem grande na hora de escolher o seu par... Mais complicado ainda se você for iniciante!

Mas se existe uma característica fundamental e que divide opiniões sobre tênis de corrida... essa característica é a MACIEZ.

A princípio, você pode achar que maciez é algo bom, porque significa conforto. Até aí tudo bem, mas há um detalhe: maciez demais significa também instabilidade do seu pé.

É como se você estivesse o tempo todo pisando em uma plataforma irregular, o que faz sua musculatura trabalhar o tempo inteiro para equilibrar o corpo, o que acaba sobrecarregando suas articulações, como joelhos e tornozelos.

Há muitos casos de dores na região da canela associadas aos tênis muito macios e sem estabilidade!

Quer um exemplo? Guardadas as devidas proporções... Mas usar esses tênis muito macios é algo semelhante a pisar em discos de equilíbrio que se usam para exercícios:

Portanto, a dica aqui é escolher um tênis confortável em maciez, porém observando se ela não é excessiva ao ponto de tirar a estabilidade do seu pé em cada passo!

Mas... e o contrário? Tênis DURO demais

Você pode ter concluído a leitura do tópico anterior com a ideia de que um tênis bem firme é o melhor para correr… Só que não é bem por aí!

A firmeza do calçado vai atuar justamente de forma contrária ao tênis macio: proporcionando mais estabilidade e permitindo que você perceba melhor o impacto da passada.

Em tese, não há problema algum nisso, quando se tem um corpo forte e uma forma de correr eficiente, que suportem bem o impacto de passadas mais firmes e sem muito amortecimento do tênis.

Porém, quando a musculatura não está preparada e a técnica não é tão eficiente, o risco de se lesionar é grande com tênis muito rígidos!

Ou seja... A escolha mais certeira é um tênis que não seja nem macio e nem rígido demais, e isso só colocando no pé para saber!

Mas o mais importante de verdade é: Fortalecer o corpo e ajustar a técnica, de forma a ter mais independência na hora de escolher o tênis de corrida! E não ser refém do "tênis ideal"...

Temos vários vídeos no nosso Canal do Youtube explicando isso e um artigo bastante esclarecedor no nosso blog:

Curtiu essas dicas? Tem muito mais na nossa assessoria!