Atenção corredoras! Este acessório pode causar dor nos pés ao correr...

Se você sente dos na planta dos pés ao correr... saiba que o problema pode estar fora das corridas, em um acessório muito querido das mulheres: o salto alto!

E essa dor nos pés tem nome... Fascite plantar!

Por que isso acontece? Ao utilizar o salto alto por muitas horas e com frequência, você mantém em tensão o seu tendão e a sua panturrilha, o que também tensiona a fáscia plantar.

A fáscia plantar é como se fosse uma "palmilha interna" dos pés. Uma estrutura fibrosa que vai desde o osso do calcanhar até aos dedos dos pés, absorvendo choques e dando suporte ao arco plantar.

Se você mantiver tensionado o seu pé o tempo inteiro ali, você mantém em tensão a fáscia que acabam ficando estressada e rígida. E o tendão lá atrás, encurtado.

O que isso significa? Que você vai perder a flexibilidade dos pés, com um tendão mais curto, aumentando ainda mais o stress sobre a fáscia plantar.

A consequência? Inflamação! E, adivinha o que mais? Dor... Muita dor!

A fascite plantar costuma ser uma dor mais aguda pela manhã, pois é quando a musculatura está desaquecida... Em alguns casos, pode ser difícil até pisar no chão!

O que fazer para evitar a fascite plantar? Além de evitar salto alto e outros agentes de tensão, você também pode evitar a fascite fortalecendo a musculatura dos pés, com exercícios de força e mobilidade.

Você sabia? Que nós temos uma série completa de exercícios de fortalecimento para os pés na nossa app? Clique aqui para saber como acessá-la.

Importante! Qualquer dor persistente merece atenção médica, de preferência especializada em esportes. Trate a sua lesão e volte a correr somente quando estiver liberado(a)!