5 motivos para sua empresa ter um grupo de corrida e como começar

Por muito tempo acreditamos que os funcionários de uma empresa deveriam se concentrar exclusivamente em suas funções. Hoje, é fato que colaboradores felizes são mais produtivos e motivados.

E nesse sentido, se sentir parte da empresa, como um time, conta muito! A corrida é uma atividade física que traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além disso, é uma atividade social que pode ser uma ótima forma de promover a integração entre os colaboradores.

Fazer parte de um grupo de corrida não é apenas sobre exercício físico; é sobre pertencimento e conexão. O sentimento de pertencimento transcende as diferenças individuais, criando um espaço onde a motivação é mútua e as vitórias são celebradas em conjunto. Agora, já imaginou levar isso para dentro da sua empresa?

A seguir, listamos 5 motivos para que uma empresa tenha um grupo de corrida próprio:

1. Melhora da saúde e bem-estar dos colaboradores

A corrida é uma atividade física que promove a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas, melhora a qualidade do sono e aumenta a disposição. Além disso, a corrida também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Um grupo de corrida na empresa pode incentivar os colaboradores a praticarem atividade física regularmente, o que pode resultar em uma melhora significativa na saúde e bem-estar de todos.

2. Promoção da integração entre os colaboradores

Por ser uma das atividades com maior apelo social, ter um grupo de corrida na empresa é uma ótima forma de promover a integração entre os colaboradores de uma empresa. Através da corrida, os colaboradores de diferentes áreas e níveis hierárquicos podem se conhecer melhor e criar laços de amizade.

Um grupo de corrida na empresa pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais descontraído e colaborativo.

3. Aumento da produtividade

Funcionários saudáveis e satisfeitos são mais produtivos! É ponto pacífico que pessoas que praticam atividade física regularmente são mais produtivas no trabalho.

Um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que trabalhadores que praticavam atividade física moderada por 30 minutos, 5 dias por semana, tinham uma produtividade 15% maior do que aqueles que não praticavam atividade física.

4. Redução do absenteísmo

Funcionários doentes ou lesionados são mais propensos a faltar ao trabalho. A corrida pode ajudar a reduzir as faltas e atrasos na empresa, pois promove a saúde e a prevenção de doenças.

Para isso, é importante lembrar de sempre contar com o acompanhamento de profissionais da área, especializados não só em treinamento, mas especificamente em corrida. 

5. Melhoria da imagem da empresa

Uma empresa que investe no bem-estar dos colaboradores é vista como uma empresa responsável e preocupada com a saúde dos seus funcionários. Isso pode contribuir para melhorar a imagem da empresa no mercado.

Um grupo de corrida na empresa pode ser uma ótima forma de demonstrar o compromisso da empresa com o bem-estar dos colaboradores e atrair talentos cada vez melhores.

Passos para implementação de um grupo de corrida

A implementação de um grupo de corrida na empresa é relativamente simples. A seguir, estão os passos básicos para a implantação:

1. Definição dos objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos do grupo de corrida. Quais são os benefícios que a empresa deseja alcançar com a iniciativa?

2. Formação da equipe

É importante formar uma equipe de colaboradores responsáveis pela organização e coordenação do grupo de corrida, sendo eles vinculados ao RH ou não. Essa equipe pode ser formada por colaboradores voluntários em parceria com uma assessoria de corrida.

3. Definição da frequência e dos horários dos treinos

É importante definir a frequência e os horários dos treinos de acordo com os objetivos do grupo e com a disponibilidade dos colaboradores. Essas definições demandam um olhar técnico sobre o ação, que pode ser de responsabilidade da assessoria de corrida parceira, visando um frequência saudável.

4. Definição do trajeto dos treinos

O trajeto dos treinos deve ser escolhido de acordo com a localização da empresa e com a segurança dos colaboradores. Fuja do “achismo”! Uma assessoria com experiência e dados claros sobre os hábitos dos corredores da cidade pode ajudar a trazer definições mais assertivas sobre locais de treino confortáveis e seguros.

5. Promoção, incentivo e acompanhamento

O trabalho realmente começa após a implementação do grupo. Por ser uma ação promovida pela empresa, é importante que o custo se justifique. Para isso, é importante encontrar um parceiro que possua alternativas para acompanhar o engajamento e a evolução dos integrantes do grupo, de preferência com base tecnológica para coletar dados mais apurados.

São esses dados que vão nortear as ações de promoção e incentivo, para que progressivamente a ação cresça internamente. Mais colaboradores ativos é sinônimo de mais vantagem para eles e para a empresa.

Assessoria de corrida parceira

Ter uma assessoria de corrida para apoiar a implantação e a evolução do grupo é fundamental. O Corrida Perfeita pode ajudar a definir os objetivos do grupo, formar a equipe, definir a frequência e os horários dos treinos, definir o trajeto dos treinos e promover o grupo de corrida.

Além disso, os treinadores do Clube Corrida Perfeita são especialistas em desenvolver treinamentos personalizados para os colaboradores, levando em conta o momento e objetivo de cada um, o que pode ajudar a melhorar o desempenho deles e a evitar lesões.

Com o suporte de tecnologia e inteligência de dados do Corrida Perfeita é possível ter (na palma da mão) a informação de como a estratégia do grupo de corrida está se comportando. 

Um grupo de corrida próprio pode trazer diversos benefícios para uma empresa. A implantação de um grupo de corrida é relativamente simples e pode ser ainda mais simples com o parceiro certo.

Quer saber mais sobre como implementar um grupo de corrida na sua empresa? Entre em contato com a gente agora mesmo!